Curso da nova lei de licitações
Nº 14.133/2021

Sobre o Curso

O presente curso visa capacitar e atualizar os agentes públicos e demais interessados quanto às novidades vindouras, sempre ressaltando as diferenças em relação à legislação precedente, para possibilitar a aplicação da nova lei às atividades relacionadas às contratações públicas no âmbito da Administração.

A quem o curso se destina:

Agentes de contratação e suas equipes

Agentes públicos das três esferas do poder (União, Estados e Municípios)

responsáveis pela organização e execução dos processos licitatórios e profissionais que atuam ou desejam atuar direta ou indiretamente na comercialização de seus produtos e serviços para órgãos públicos.

Além de advogados, administradores, contadores, consultores, e demais profissionais que queiram atuar na área das licitações públicas.

Neste curso você irá:

Conhecer as alterações e ou possíveis alterações nas leis de licitações e contratos;

Entender o processo licitatório do início ao fim;

Agir de forma preventiva e evitar fraudes;

Aprender a usar os órgãos de controle (TC e MP).

Conheça o Professor

Saulo David

Agente Público Federal, Gestor Público, pós graduado em Licitações e Contratos, Pós graduado em Gestão Pública, Trabalha com Licitações há mais de 15 anos, atuando como Membro de Comissão Permanente de Licitações, Presidente de Comissão Permanente de Licitações, Pregoeiro Oficial, Membro de Comissão Especial de Licitação, Gestor de Contratos e Fiscal de contratos, consultor empresarial na seara de contratações públicas e instrutor em diversos cursos de licitações e contratos administrativos, desenvolvendo as seguintes atividades como Agente Público: Elaboração de pesquisa de preço , Elaboração dos editais, Termo de Referência, condutor de grandes certames, atuando ainda na formalização e renovação de contratos administrativos, revisão, reajuste e repactuação de preço em contratos administrativos, formalização e gestão em atas de registros de preços, processos de aplicação de penalidades, atuando ainda nas funções de chefe da sessão/unidade de contratos do hospital Federal da Universidade Federal do Vale do São Francisco, como presidente do comitê regimental de contratos.  Atualmente exerce a função de chefe do setor/unidade de contratações diretas exercendo atividades de coordenador de dispensa de licitação, cotação eletrônica, inexigibilidade de licitação, adesão à ata de registro de preço, pregoeiro e presidente da comissão permanente de licitação e presidente da comissão especial de licitação. 

Conteúdo Programático

Período de transição e utilização facultativa. Prazo limite para adoção da Nova Lei. O que acontece com os contratos celebrados nos dois primeiros anos de vigência da Nova Lei? Considerações gerais e comparação sucinta com as Leis nºs 8.666/1993, 10.520/2020 e 12.462/2011. Âmbito de aplicação. Edição de atos normativos para regulamentação da Nova Lei. Possibilidade de os municípios utilizarem a regulamentação federal. É possível aplicar a nova lei desde já? As previsões de normatização via regulamento. O Portal Nacional de Contratação Pública.

Qual o prazo de pagamento da nova lei de licitações? Se a administração não efetuar o pagamento, em quantos dias o fornecedor pode rescindir o contrato? Usando o sistema de registro de preço, o órgão é obrigado a indicar um quantitativo mínimo a ser pedido? Qual o novo prazo de vigência da ata de registro de preços? Poderá haver realinhamento de preços em uma ata da nova lei de licitações? Quais são as penalidades que o fornecedor poderá sofrer se descumprir o contrato?

Quem está vinculado à nova Lei e quando ela entra vigor? Quais leis foram/serão alteradas e revogadas? Aplicação concomitante do regime da Lei nº 8.666/1993 ou da nova Lei – Como proceder e escolher?

A importância do planejamento da contratação; Objetivos do planejamento; Etapas do planejamento de acordo normativos vigentes; Possibilidade de supressão de etapas;

O PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DA CONTRATAÇÃO: A importância do planejamento da contratação;


• Objetivos do planejamento; Etapas do planejamento de acordo normativos vigentes;  Possibilidade de supressão de etapas;


PROVIDÊNCIAS INICIAIS DO PLANEJAMENTO: Documento de formalização da demanda; Indicação e nomeação da equipe de planejamento; Atribuições da equipe de planejamento;



Conteúdo mínimo dos relatórios que materializam os estudos técnicos preliminares, conforme as diretrizes do Anexo III da IN 05/2017 e Lei 14.133/2021, Conceito de ETP (e demais conceitos relevantes), A evolução normativa dos ETP: da Lei 8.666/1993
à IN 40 de maio de 2020. E DA LEI 14.133/2021 E A IN 58/2022, Os ETP e a jurisprudência dos Tribunais de Contas, Elementos dos Estudos Técnicos Preliminares:

  • Descrição da necessidade da contratação
  • Descrição dos requisitos da contratação
  • Levantamento de mercado
  • Descrição da solução como um todo
  • Estimativa das quantidades a serem contratadas
  • Estimativa do valor da contratação
  • Justificativa para o parcelamento ou não da solução
  • Contratações correlatas e/ou interdependentes
  • Alinhamento entre a contratação e o planejamento estratégico, Plano Anual de Contratações
  • Resultados pretendidos
  • Providências de adequação do órgão ou entidade
  • Impactos ambientais e medidas de tratamento
  • Conclusão sobre a viabilidade e a razoabilidade da contratação
  • Elementos obrigatórios x Elementos opcionais, Exceções à elaboração dos ETP
  • ETP Digital: utilização e adesão ao sistema do Ministério da Economia.
  • Conceito e funções do termo de referência e do Projeto Básico;
  • Distinção entre Projeto Básico e Termo de ReferênciaA importante função do termo de referência e do Projeto Básico para
    seleção da proposta mais vantajosa;
  • Competência para a elaboração do termo de referência e o Projeto Básico;
  • Descrição do objeto:  Especificação das características mínimas – Quantidades; – Unidade de medida; – Divisão de item/lotes – Divisibilidade
    do objeto – Lote, Grupo ou Item – Parcelamento obrigatório; – Indicação de marca; – Pré-qualificação de marcas; – Certificado de qualidade; – Solicitação de amostra – Quando solicitar, considerando as modalidades existentes; – Responsabilidade do setor técnico ao descrever o objeto.
  • Pesquisa de preços e estimativa de valor – Planilha de valor orçado ou de preços máximos
  • Faculdade ou obrigatoriedade?: Fontes; – Número de orçamentos; – Orçamentos discrepantes; – Exigência de regularidade fiscal; – Preço máximo x estimado; – Aceitabilidade da pesquisa em site, in loco e por telefone; – Procedimentos e justificativas; – Divulgação do preço estimado; – Peculiaridade da modalidade pregão; – Justificativa de preços nas contratações diretas; – Responsabilidade
    dos setores envolvidos na pesquisa de preços.

Obrigatoriedades na Elaboração do Edital de Licitação; A famosa frase “Lei entre as partes”; O que pode e deve constar no instrumento convocatório; Tratamento específico para elaboração de editais de Pregão Eletrônico e Presencial

Pregão, Concorrência, Concurso; Leilão, Diálogo competitivo-novidade, o rito procedimental do pregão e da concorrência, A novidade da inversão das fases, Modos de Disputa aberto, fechado, aberto e fechado. Orçamento Estimado e Sigiloso

Menor preço, melhor técnica ou conteúdo artístico, técnica e preço e o Maior retorno econômico.

O agente de contratação e equipe de contratação (Quem é e o que faz), a gestão por competência (Definição do servidor para atuar nas diferentes etapas do ciclo de Contratação, O Plano de Capacitação dos Agentes de Contratação), Responsabilidades dos agentes de contratação, Os agentes públicos e os requisitos, Observância da segregação de funções. Principais enfoques que os municípios podem ter como boas práticas ou realizar a sua implementação.

Prazos de publicidades, meios de publicidades como Portal nacional de contratações públicas ( PNCP), e Sítios eletrônicos e outros meios.

DISPENSA DE LICITAÇÃO – Comparativo entre às Lei 8.666/93 e a Lei 14.133/2021

Dispensa de licitação pelo valor; Regras sobre parcelamento indevido; Dispensa quando a licitação for fracassada; Dispensa quando a licitação for deserta; Dispensa por emergência; • Contratação de órgão ou entidade que integre a Administração Pública;  Contratação de licitantes na ordem de classificação e a contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento; O uso da DISPENSA ELETRÔNICA e suas principais novidades.

Comparativo entre às Lei 8.666/93 e a Lei 14.133/2021

Fornecedor exclusivo e inexigibilidade; Contratação de profissional do setor artístico e inexigibilidade; Contratação de serviços técnicos profissionais especializados; Credenciamento; Aquisição e locação de imóvel

Instrumentos Auxiliares e seus Procedimentos, Credenciamento, Pré-qualificação, Procedimentos de Manifestação de Interesse, Sistema de Registro de Preços-srp, Registro Cadastral

Critérios de julgamento, menor preço, maior desconto, melhor técnica ou conteúdo artístico, maior lance, maior retorno econômico (novidade),  prova de qualidade (novidade), Apresentação das propostas, Julgamento e a (In) Exequibilidade das Propostas, possibilidade de diligencia,  Direito de Preferência das ME/EPPs, julgamento e habilitação jurídica,  técnica,  fiscal, social e trabalhista e economico-financeira, encerramento da licitação e suas nuances Fase recursal e homologação do processo.

Principais alterações sobre o sistema do registro de preços tais como: o uso de registro de preço para obras, a possibilidade de vigência da ata por até dois anos (art. 83); c) e admitir o SRP para hipóteses de contratação direta, a estipulação em edital de quantidades mínimas e alteração de preços.

Algumas das principais diferenças do pregão da nova lei e o pregão da Lei 10.520/2002 e decreto 10.024/2019

Contratos Administrativos e Sua Formalização, Duração dos contratos – Alterações e novidades da nova Lei, Garantia dos contratos e seguro-garantia – Novidades, Sanções – Novidades

Instrução normativa n° 73/2022 ( IN que trata do pregão na nova lei de licitações)

Paralelo entre o pregão do decreto 10.024/2019 e o pregão da IN 73/2022


Objeto e âmbito de aplicação: Os critérios de julgamentos menor preço e maior desconto utilizados na instrução normativa, os órgãos que deverão observar as regras desta instrução normativa.


Adoção e modalidades: A importância do artefato do estudo técnico preliminar na definição na escolha do critério de julgamento de menor preço ou maior desconto, a utilização do pregão e a concorrência eletrônica, a similaridade entre
as respectivas modalidades.


Definições: O lance intermediário e suas nuances no pregão eletrônico


Forma de realização: O processamento do pregão eletrônico, a ênfase dada pela nova lei de licitações às licitações eletrônicas, o uso dos portais de compras, um órgão pode utilizar dois sistemas de compras? Quem é obrigado utilizar o compras.gov (comprasnet).


Fases: Preparatória, divulgação do edital de licitação, apresentação de propostas e lances, – julgamento, habilitação, recursal, homologação, a possibilidade de inversão das fases conforme nova lei de licitações, a apresentação dos documentos de habilitação quando houver a inversão das fases, demais nuances de um certame com fases invertidas.


Parâmetros do critério de julgamento: O menor dispêndio a ser considerado no critério de julgamento.


Da condução do processo: Os agentes responsáveis na condução do processo (Agente de contratação, comissão de contratação, pregoeiro e equipe de apoio), quais os atributos e responsabilidades dos envolvidos.


Da fase preparatória: importância dos artefatos do planejamento: plano de contatações anual, estudo técnico preliminar (ETP), termo de referência (TR).
Orçamento estimado sigiloso: Possibilidade ou não de realizar o pregão com o orçamento sigiloso, entendimento do TCU, dicas e orientações práticas.
Do licitante: Principais novidades voltadas para o fornecedor, cautelas na participação do pregão eletrônico, formas de apresentação da proposta de preço, cuidados na análise dos editais de pregões eletrônicos, o uso do robô (software de
lances), dicas, orientações e cautelas no uso do robô


Divulgação do edital: Locais e formas de divulgação do edital, prazos mínimos


Modificação do edital de licitação: Cautelas a serem observadas na modificação do edital, orientações doutrinárias sobre os efeitos da modificação.


Esclarecimentos e impugnações: Quem poderá impetrar impugnações e esclarecimentos, quem é o agente responsável por responder os institutos, os prazos para a apresentação dos respectivos institutos, o que o fornecedor precisa saber
sobre os institutos, os efeitos vinculativos das respostas aos esclarecimentos.


Software de lances ( robô): Jurisprudência do TCU sobre o robô, o que precisamos saber sobre o software, o robô gratuito e o robô pago, vantagens e desvantagens no uso do robô.


Início da fase competitiva: Detalhamento da fase competitiva, atuações do pregoeiro durante à fase da disputa de lances, o que o fornecedor precisa saber sobre esta fase, a possibilidade de o próprio fornecedor excluir o seu lance durante esta fase, dicas e orientações na exclusão dos lances, cautelas por parte do pregoeiro durante a exclusão de algum lance.

Modo de disputa aberto: Passo a passo detalhado desta modelagem de disputa, interpretações dos sistemas de compras
sobre a respectiva modelagem de disputa, possibilidade de reinicio da etapa de lances.


Modo de disputa aberto e fechado: Passo a passo detalhado desta modelagem de disputa, dicas estratégicas de ouro para os fornecedores nesta modelagem, interpretações dos sistemas de compras na convocação dos fornecedores
quando não houver o quórum mínimo de fornecedores.


Modo de disputa fechado e aberto: Novidades no pregão eletrônico sobre a respectiva modelagem, o uso no pregão presencial da modelagem, nuances na convocação dos fornecedores quando não houver o quórum mínimo de fornecedores, possibilidade de reinicio da etapa de lances.


Desconexão do sistema na etapa de lances: Cautelas, dicas e orientações.
Critérios de desempate: Novidades no critério de desempate, comparativos com o pregão do decreto 10.024/2019.


Verificação da conformidade da proposta: Principais diferenças entre o pregão eletrônico do decreto 10.024/2019 e a IN 73/2022

Negociação: Possibilidade ou não da aceitação da proposta com o valor acima do preço máximo, cautelas e orientações.


Parâmetros para exequibilidade das propostas: Principais jurisprudências do TCU sobre o assunto de inexequibilidade
das propostas, indícios de exequibilidade quando da contratação de obras, bens e serviços gerais, orientações e boas
práticas nesta fase na fase de diligencia.


Fase de habilitação: Formas de apresentação dos documentos de habilitação, possibilidade de substituição pelo sicaf e/ou outros sistemas próprios, celeuma sobre a possibilidade ou não do envio de documentos posteriores, entendimento
do TCU x AGU, dicas e estratégias para os fornecedores na fase de habilitação, ferramentas que potencializarão a fasecomo o uso de check list.


Apresentação de documentos digitais: Obrigatoriedade ou não de apresentação de documentos físicos no pregão eletrônico.


Da intenção de recorrer e a fase recursal: A novidade da estipulação do prazo de intenção do recurso, o fim, em partes, da celeuma dos pressupostos de admissibilidade conforme acórdão 2488/2020 do TCU no ato da intenção do recurso,
momento da apresentação das razões do recurso no pregão na fase invertida ou não, dicas e cautelas.


Realização de diligências: A ferramenta da diligencia como potencializador na tomada da decisão.


Adjudicação objeto e homologação: Novidades de tais institutos no pregão.

Visão Governo

Acesso ao sistema=> Credenciamento ao sistema=> Inclusão e Consulta a Intenção de Registro de Preço-IRP=> catmat e catser =>Inclusão do aviso de licitação e agendamento do pregão eletrônico=> Transferência do edital=> Cadastrar
equipe de apoio=>Alterar membros da equipe de apoio=>Vincular equipe do pregão=> Incluir impugnações/Esclarecimentos e Avisos=>Sessão Pública do pregão eletrônico: /Fases de Lances/Visualizando propostas/Declarações/Consultar Declaração ME/EPP/Cooperativa por pregão/Suspensão do pregão/Reabrir pregão/Aceitar propostas/Chat/ Habilitar fornecedor/Juízo de admissibilidade/Encerramento da sessão pública=> Adjudicação=> Homologação=> Cadastro Reserva

Visão Fornecedor
Consulta a pregões agendados, em andamento; e realizados=> Consulta às atas dos pregões=> Aviso de licitação=>Captação/Coleta de editais=> Consulta de vigência de ata de registro de preço=> Cotação eletrônica=> Envio, consulta, alteração e exclusão de propostas=>Visualização de impugnações, esclarecimentos e avisos=>Etapa de
lances=>Robô de lances, exclusão do lance, Procedimentos e negociações no pregão eletrônico=> Acompanhamento de aceitação, habilitação e admissibilidade=> Registro da intenção de recurso. => Encerramento da sessão pública e consulta à Ata => Recursos e contrarrazões – Acompanhamento => Visualização das telas ambiente pregoeiro e fornecedor

Módulos: I- Credenciamento, II- Habilitação Jurídica, III- Regularidade Fiscal Federal,
IV- Regularidade: Fiscal Estadual/Municipal, V- Qualificação Técnica, VI- Qualificação Econômica Financeira, Consulta parametrizada e Registro de penalidades.

Agenda

Realização

08, 09 e 10 de Maio

Carga Horária

24 horas de duração

Endereço

Petrolina - PE

Diferenciais da Star Licitações

Plataforma própria Star para realização do curso

Aulas interativas

Professores especializados

Aulas 100% ao vivo

Metodologia que permite troca de conhecimento, abordagem prática e uso da tecnologia

Esclarecimento de dúvidas ao vivo ao final de cada aula

Investimento

R$2200,00

à vista no Boleto Bancário/PIX, ou 10x sem juros no Cartão de Crédito.

Inclui

Material Didático

Certificado de Conclusão

Assessoria Jurídica pós-curso

Coffee Break

DEPOIMENTOS

O que os nossos alunos dizem

Dúvidas Frequentes

A inscrição deve ser realizada no formulário abaixo. Qualquer dúvida entrar em contato via WhatsApp (31) 97233-4557 ou pelo e-mail contato@starlicitacoes.com.br

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Inscrição

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